Trata-se de uma disfunção visuoperceptual relacionada à exposição a certos tipos de iluminação, intensidade e contraste que levam a dificuldade no processamento das informações. Caracterizada por dificuldades de processamento cerebral das informações visuais, causadas pela hipersensibilidade a determinados comprimentos de ondas de luz espectral visível ao olho humano. Pode ter um componente genético, as manifestações são variadas e intermitentes e afeta ambos os sexos e todas as faixas etárias.
Se não conseguir encontrar uma resposta à sua pergunta, envie-nos um email para contato@psicologamarlyponce.com.br.
A síndrome de Irlen afeta aproximadamente de 12 a 14% da população geral, embora poucas pessoas conheçam a Síndrome!
As pessoas que apresentam esta síndrome relatam que a luminosidade, o contraste, o ofuscamento, o tamanho da impressão e a quantidade de opto tipos impressos em uma página, o trabalho e esforço de compreensão contínua, podem afetar negativamente o desempenho na leitura, como também interferir na realização de outras atividades visuais. Além de consumirem mais energia e esforço na leitura e outras atividades visuais porque captam a informação visual de modo diferente das demais. Estratégias inconscientes são usadas na tentativa de controlar tais falhas de percepção.
Sim. A síndrome pode causar fadiga, cansaço e desconforto. Além disso, percepções incorretas podem afetar a leitura, a nitidez, a compreensão e o tempo que a pessoa consegue se manter concentrada. Ocasiona lacrimejamento, prurido ocular e ardência, esfregar os olhos constantemente, tampar/fazer sombra nos olhos enquanto lê, apertar e piscar os olhos excessivamente, balançar ou tombar a cabeça, Cansaço após 10 a 15 minutos de leitura, preferência por leitura na penumbra.
Sim. O tratamento oferece diminuição da sintomatologia ou em alguns casos sua eliminação completa. É válido ressaltar que não se trata de intervenção medicamentosa, nem invasiva.
Indivíduos com problemas variados podem ser testados sendo os mais comuns aqueles relacionados com a sensibilidade à luz e má percepção espacial tais como: problemas com leitura e aprendizagem, dislexia, transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), problemas comportamentais e emocionais, dores de cabeça, estômago, cansaço e tontura, traumatismo craniano (TCE) e concussões cerebrais afetando a memória a curto prazo e certas condições visuais médicas.
É proporcionar maior conforto visual possibilitando maior produtividade, ou seja, o aumento da velocidade e fluência de leitura, melhora da manutenção da concentração, redução de sintomas físicos, como tensão, fadiga, dores de cabeça, qualidade de vida e sociabilidade pela redução da sintomatologia e outros.
Avaliação de rastreio para Síndrome de Irlen